Escolas com baixo Ideb e em áreas vulneráveis são cotadas para adotar modelo cívico-militar

Lançamento de programa será realizado, nesta quinta, em Brasília; deputado estadual lidera iniciativa no estado

Zucco participa do lançamento do programa em Brasília | Foto: Gustavo Chagas/Rádio Guaíba

O governo federal e o Ministério da Educação lançam, nesta quinta-feira, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. No Rio Grande do Sul, a adoção do modelo é liderada pelo deputado estadual Tenente-coronel Zucco (PSL). O parlamentar afirma ter articulado, com a Secretaria da Educação, a parceria com a rede estadual. O projeto também é disponível para municípios interessados. Segundo o deputado, as primeiras escolas devem ingressar no modelo já em 2020. Zucco afirma que o MEC vai custear o programa em duas instituições.

As escolas monitoradas para participar do projeto ficam em regiões violentas ou vulneráveis. Segundo o deputado, colégios com baixas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica estão no radar para receber o modelo cívico-militar. Zucco, no entanto, evitou citar instituições para não haver “especulações”.

As escolas cívico-militares vão contar com monitores da Brigada e das Forças Armadas. “O trabalho será em função de disciplina, patriotismo e civismo, princípios e valores que está perdendo tanto em nossas escolas”, afirmou Zucco.

O Ministério da Educação pretende implementar, nacionalmente, 216 escolas em todos as unidades da federação até 2023.