Antes de iniciar um roteiro de nove dias pelo exterior, o governador Eduardo Leite participou, nesta quinta-feira, da 2ª Conferência de Cidades Latino-americanas, em Brasília. Na agenda, Leite reiterou que o Rio Grande do Sul é um estado de oportunidade no continente, tanto pela posição geográfica como pela agenda que vem sendo colocada em prática pela atual administração. Ontem, o governador esteve na Câmara Federal, onde articulou a favor de mudanças na partilha de recursos dos leilões do pré-sal. Durante a viagem de Leite, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior assume o cargo. O governador retorna em 14 de setembro.
Hoje à noite, o tucano viaja para os Estados Unidos, a fim de participar de uma série de compromissos, embora desacompanhado de uma comitiva oficial. Nos próximos dias, ele também ruma para Singapura a fim de discutir experiências inovadoras para as áreas de Gestão de Recursos Humanos e Educação.
Nesta sexta, acompanhado do governador da Flórida, Ronald Dion DeSantis, Leite visita a Aventura City Charter School e a Downtown Miami Charter School. O objetivo é verificar in loco o modelo diferenciado de escola pública, com inspiração na gestão privada. Ainda em Miami, o governador se reúne com o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, e a secretária de Educação dos Estados Unidos, Elisabeth Dee Devos.
“As charter schools são um excelente exemplo de novos métodos de gestão pública. Nessas escolas, o governo contrata o serviço, e não apenas o servidor. É algo importante e inovador a ser avaliado”, explica o governador.
Após a agenda em Miami, Leite embarca para Singapura, onde se encontra com governadores e representantes de mais quatro estados brasileiros para uma série de atividades sobre Gestão de Recursos Humanos no setor público. O roteiro é promovido pela Fundação Lehmann, entidade que apoiou o Rio Grande do Sul na seleção de coordenadores regionais de Educação. Singapura é um dos países mais inovadores no que se refere a recrutamento, capacitação e avaliação de servidores.
Entre as atividades em Singapura, a agenda de Leite também prevê palestras com especialistas em administração pública, uma reunião com o ministro de Relações Exteriores, Vivian Balakrishnan, e com o ministro da Educação do país, Ong Ye Kung.