Curitiba receberá o 7º Fórum de Agricultura da América do Sul

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Acontece em Curitiba, entre os dias 5 e 6 de setembro, o 7º Fórum de Agricultura da América do Sul, segundo Giovani Ferreira, diretor do Núcleo de Agronegócio da Universidade Positivo, o tema central das discussões será a oferta e demanda global e sustentável.

“Hoje o Brasil e a América do Sul são responsáveis por metade da proteína animal disponibilizada no mundo. E quando a gente fala de proteína vegetal (soja, milho e trigo) seguramente a gente participa com 40% do comércio mundial. O fórum se propõe a discutir as tendências globais desse mercado que hoje é liderado pela América do Sul”, disse.

Giovani pontuou que o Brasil vive uma dicotomia entre produzir ou preservar, mas que, na verdade, uma situação é complementar à outra.

“Não há como produzir sem preservar. Não há como fazer agricultura sem o meio ambiente. O Brasil precisa assumir essa pauta como uma agenda positiva.”

Ainda de acordo com o diretor, apesar de o Brasil ser o maior produtor e exportador de soja do mundo, ele processa muito pouco seu produto. Ele defende que é preciso agregar mais valor e rentabilizar a produção primária.

Fonte: EBC