Governo lança campanha de descontos para estimular consumo na Semana da Pátria

Mais de 4,6 mil empresas vão oferecer promoções, conforme o Planalto

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo federal lançou, nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, uma campanha para estimular o consumo durante a semana do dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil. Batizada de “Semana do Brasil”, a campanha, que teve peças publicitárias elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), envolve a participação de 4.680 empresas de todo o País, que vão oferecer descontos e promoções.

Segundo o governo, foram mobilizados segmentos do varejo, comércio e serviços, com o objetivo de trazer “benefícios reais” aos consumidores. “Um mês que não tinha uma data de comércio passa a ter uma data de comércio e turismo”, disse o titular da Secom, Fábio Wajngarten. A Semana do Brasil vai de 6 a 15 de setembro. Cada empresa pode aplicar o desconto e a promoção que quiser durante esse período.

Ao discursar no lançamento da iniciativa, o presidente Jair Bolsonaro manifestou confiança na recuperação da economia brasileira. “É o momento em que nós estamos nos reencontrando com as cores da nossa bandeira e o lema Ordem e Progresso. O Brasil vai sair dessa. Nós, juntos, vamos fazer um Brasil diferente. Vamos, lá na frente, apesar do orçamento complicado, dar a volta por cima”, disse.

Para viabilizar a nova data de comércio, o governo se articulou com entidades como o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). A expectativa é incrementar os números do consumo em setembro, um mês tradicionalmente, em vendas, mais fraco.

“Sejamos persistentes e pacientes. A própria Black Friday [temporada de compras com desconto no mês de novembro] demorou para se consolidar e ainda está sendo construída no varejo brasileiro”, ponderou Fábio Wajngarten, durante pronunciamento de apresentação da campanha.