O prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou, na manhã desta terça-feira, um contrato de manutenção de equipamentos de praças e parques de Porto Alegre, com valor de R$ 24,8 milhões e um ano de duração. Os recursos serão destinados à conservação de cerca de 600 praças e parques da cidade. A assinatura ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal. A manutenção, antes feita por servidores, passa a ser responsabilidade de uma empresa terceirizada e fiscalizada pela Prefeitura e a população.
Outros diferenciais em relação a contratos anteriores é que o pagamento vai ser feito por produtividade. Equipes e veículos vão ser rastreados por GPS e um sistema desenvolvido pela Procempa deve acompanhar os serviços em tempo real. “É uma mudança de paradigma, no qual a máquina pública planeja e fiscaliza contratos com terceirizados”, disse Marchezan.
Para o prefeito, o contrato vai deixar a cidade “mais bonita, segura, atrativa e inspiradora” para os 1,5 milhão de habitantes e investidores. “Hoje nós não mudamos a cidade ainda. Mas, sem dúvida, as reformas que fizemos nos permitem fazer contratos que estão mudando o futuro de Porto Alegre”, completou o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, o objetivo é realizar a manutenção de todas as praças em até um ano. Os serviços compreenderão conservação de passeios e pavimentos – inclusive os de pedra portuguesa -, manutenção de quadras esportivas e conserto e instalação de equipamentos novos, como brinquedos, aparelhos de ginástica e academia ao ar livre.
Porto Alegre soma hoje 667 praças, sendo 71 adotadas, e nove parques, três deles também sob a gestão da iniciativa privada.
O diretor-geral da empresa vencedora da licitação, Ecsam Serviços Ambientais, Marcelo Rea, assegurou que a equipe vai trabalhar com empenho. “É uma honra poder deixar essa cidade ainda mais bonita”, observou.
*Com informações do repórter Cláudio Isaías