Porto Alegre emite alerta epidemiológico para sarampo

Cobertura vacinal da tríplice viral em Porto Alegre de janeiro a julho de 2019 é de 76,3%

A Capital emitiu alerta epidemiológico para sarampo após verificar 15 casos de suspeita da doença na cidade. A informação foi divulgada nesta manhã, 30, pela Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme o órgão, entre os possíveis casos estão pacientes que viajaram à Itália e a São Paulo, Estado onde há grande índice de circulação do vírus.

No alerta epidemiológico, a Saúde reforça a importância de notificação imediata de qualquer suspeita de sarampo logo após o atendimento médico. “A notificação imediata permite agilizar a adoção de medidas de controle, que visam à interrupção da cadeia de transmissão do vírus”, explica a chefe da EVDT, enfermeira Sonia Regina Coradini. Já os pacientes devem informar históricos de viagens a locais com casos confirmados da doença aos médicos.

No Brasil, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará já têm casos registrados. A vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é a única forma de prevenção da doença. Ela faz parte do calendário oficial e está disponível para todas as pessoas com idades entre um e 49 anos.

De acordo com dados divulgados hoje, a cobertura vacinal da tríplice viral em Porto Alegre de janeiro a julho de 2019 é de 76,3%. No mesmo período de 2018, o índice foi de 85,2%. O índice recomendado pelo Ministério da Saúde para proteção e interrupção na transmissão viral é de 95%.