Estudantes protestam contra fim do meio passe e em defesa da educação

Manifesto bloqueou vias da área central da Capital

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Centenas de estudantes secundaristas ligados à União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) e a União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) promoveram, na manhã desta sexta-feira, uma manifestação com três vertentes: em defesa da manutenção do meio passe estudantil na Capital, contra o atraso dos salários dos servidores estaduais e contra o contingenciamento de verbas para a área da educação em âmbito federal.

A mobilização teve início pouco antes das 9h, com concentração de estudantes em frente ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Às 10h, o grupo acompanhado de um caminhão iniciou uma caminhada por ruas da área central com destino ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) passando pelo Paço Municipal. Com isso, o trânsito ficou completamente bloqueado na Avenida João Pessoa, rua Engenheiro Luiz Englert, Paulo Gama, Conceição, Mauá e Borges de Medeiros.

A presidente da Umespa, Vitória Cabreira, afirmou que o ato foi organizado para marcar o mês do estudante (agosto) e fortalecer a luta da categoria em diversas frentes. “A ideia em fazer no mês de agosto é justamente por ser o mês do estudante. Mas além disso, estamos protestando porque o governo Marchezan passou o projeto do meio passe na CCJ sem diálogo com os estudantes. A gente está aqui para defender o meio passe, mas também para denunciar o atraso do salários dos nossos professores. Estamos aqui também para falar sobre os cortes na área da educação do governo Bolsonaro. Hoje, nós estudantes secundaristas, não temos a garantia de que iremos sair e entrar em uma universidade pública”, afirma a dirigente estudantil.