Eduardo Bolsonaro embarca hoje para Washington com chanceler

Ernesto Araújo vai aos Estados Unidos como um gesto de agradecimento ao apoio do país ao Brasil no encontro do G7

Bolsonaro afirmou ter canal aberto com o presidente americano Donald Trump | Foto: Reprodução/Instagram
Bolsonaro afirmou ter canal aberto com o presidente americano Donald Trump | Foto: Reprodução/Instagram

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) embarca, na noite desta quinta-feira, para Washington. Ele acompanha o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e de acordo com o presidente Bolsonaro, participa de uma agenda com o presidente Donald Trump.

“O Eduardo Bolsonaro que daqui a pouco viaja aos Estados Unidos, vai se encontrar com Donald Trump. Quero agradecer publicamente aqui o senhor Donald Trump, a sua defesa do Brasil por ocasião do encontro do G7”, disse o presidente, durante o lançamento do programa “Em Frente, Brasil”, na tarde de hoje.

O parlamentar preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e esse é o motivo de acompanhar o chanceler e a comitiva. Na diplomacia é pouco comum que um deputado seja recebido por um presidente. Os encontros em geral são feitos dentro do mesmo nível hierárquico: presidentes com presidentes, vices com vices, ministros com ministros, por exemplo.

Ernesto Araújo vai aos Estados Unidos como um gesto de agradecimento ao apoio do país ao Brasil no encontro do G7, quando o Brasil se tornou alvo do presidente francês Emmanuel Macron em função das queimadas na Amazônia.

Apesar de escolhido, Eduardo Bolsonaro ainda precisa ser indicado oficialmente para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O R7 Planalto apurou que a indicação oficial vai ser feita quando o próprio Eduardo, que articula apoio no Senado para ter a indicação aprovada, avaliar que há apoio suficiente para ter o nome aprovado.