É grave estado de saúde de ator gaúcho João Carlos Castanha

Aos 58 anos, ele passa por um quadro de pneumonia, enfisema e tuberculose ainda não diagnosticada

Foto: Reprodução/Facebook

O ator gaúcho João Carlos Castanha, de 58 anos, está internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Restinga, na zona Sul de Porto Alegre. O artista porto-alegrense deu entrada na casa hospitalar na última sexta-feira e foi transferido para a UTI no início da semana.

Conforme relatos da amiga de Castanha, Margarida Peixoto, ele passa por um quadro de pneumonia, enfisema e tuberculose ainda não diagnosticada. Segundo publicação feita ontem pela atriz em no Facebook, Castanha está sedado, com a pressão arterial baixa e respirando com o auxílio de aparelhos. “O risco imediato é de o coração não aguentar este contexto. As visitas são restritas por enquanto”, relatou Margarida.

Em uma publicação atualizada, perto das 16h desta quinta, Margarida relatou que Castanha reage aos antibióticos e que a infecção por conta da pneumonia começou a ceder. “Seu estado continua grave, mas sua aparência é melhor. A sedação foi diminuída e ele tem momentos de lucidez, quando até interage conosco. Fiz perguntas às quais ele respondeu sim e não com a cabeça, pois está entubado para receber oxigênio e por conta disso não pode falar”, contou a amiga do ator. Ela disse ainda que a melhora é tímida e diária, mas que existe alerta para os riscos que Castanha ainda corre.

João Carlos Castanha recebeu prêmio de melhor ator, em 2014, no 14º Festival Internacional de Cine Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, pelo filme “Castanha”, que também participou do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), um dos mais importantes festivais do segmento do mundo. A obra fictícia e documental narra as histórias do ator e performer, com mais de 30 anos de carreira no cinema, no teatro e na televisão. Castanha também recebeu, em 2010, o troféu Açorianos de Teatro.