RS deve receber mais de 74 mil doses da vacina contra sarampo

Primeira morte atribuída à doença ocorreu nesta quarta-feira, em São Paulo

Foto: Wilson Dias / ABr

No mesmo dia em que um homem, de 42 anos, morreu vítima de sarampo, em São Paulo, o Ministério da Saúde anunciou o envio de 1,6 milhão de doses extras de vacinas para todos os estados e ao Distrito Federal. A medida é parte de uma ação preventiva que garante a vacinação contra o sarampo, principalmente, de crianças de seis a 11 meses e 29 dias de idade.

Sem registrar nenhuma suspeita da doença até o momento, o Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, 74,385 doses da vacina tríplex viral. A aplicação deve ocorrer em todas as unidades públicas de saúde. A quantidade de doses enviadas abrange o número populacional — em cada Estado — de crianças de 6 a 11 meses, somado a uma quantia de 10% sobre essa quantidade.

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente da doença, divulgado nesta quarta-feira, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 2 de junho a 24 de agosto de 2019, 2.331 casos confirmados de sarampo, em 13 estados: São Paulo (2.299), Rio de Janeiro (12), Pernambuco (5), Santa Catarina (4), Distrito Federal (3), Bahia (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1), Goiás (1) e Piauí (1).

O Ministério Público esclareceu que a chamada “dose zero” não entra no lugar das previstas no calendário regular e não vai ser considerada válida para considerar a criança imunizada. Assim, além dessa dose, que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina.