A Polícia Civil gaúcha inaugurou, na manhã desta quarta-feira, dois novos órgãos policiais vinculados ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). São divisões que irão intensificar investigações de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e outra especializada no controle técnico e de fiscalização que irá atuar na repressão aos crimes de furto e roubo de veículos.
A Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR) será comandada pelo delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore e tem como foco a investigação de crimes contra a ordem tributária e administração pública. A 1ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção (DECOR) está sob o comando do delegado Max Otto e a 2ª DECOR com o delegado Vinicius Valle. Já a 1ª Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro da DCCOR é chefiada também por Viafore.
A iniciativa é pioneira no Brasil e o Ministério da Justiça está apoiando esse projeto. Nessa terça-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, cobrou os governos estaduais para que criem delegacias especializadas na investigação e prevenção de casos de corrupção.
A chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor, espera que o Ministério da Justiça priorize investimentos para delegacias desse segmento através de recurso oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Nadine destacou que o trabalho vai servir de alerta para quem desvia dinheiro público. “Através da Divisão de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro e também deste novo espaço especializado vamos desenvolver grandes investigações criando melhores condições de controle, repressão e prevenção. Porque o nosso objetivo deve ser, além de buscar a autoria e a materialidade desses delitos, para servir de alerta para todos que desviam dinheiro público e qualquer forma de corrupção”, afirma.
Durante a solenidade, realizada na sede do DEIC em Porto Alegre, a Polícia Civil inaugurou a Delegacia de Policia de Controle Técnico e de Fiscalização (DPCTF) que dará amparo à Delegacia de Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos. A intenção com isso é unificar as investigações e implementar maior qualificação na apuração desse tipo de crime.
Nadine Anflor disse ainda que perícias serão agilizadas para devolução dos veículos que forem roubados. A delegada alegou que o cidadão não pode ser vítima duas vezes. “Essa delegacia de controle técnico vem em uma boa hora. Uma das nossas metas de gestão é justamente qualificar o atendimento ao cidadão. E nada mais constrangedor para uma instituição que recebe vítimas registrando ocorrências policiais poder perceber, que na prática, tornam-se vítimas pela segunda vez quando encontram dificuldades para reaverem o bem já recuperado pela instituição”, afirma a chefe de Polícia.