Comunidade realiza ato contra mudança na gerência da Clínica da Família, na zona Sul de Porto Alegre

Abraço está previsto para às 10 horas, em frente ao local

A comunidade do bairro Restinga, na zona Sul de Porto Alegre, fará um ato de repúdio contra a mudança da gerência da Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, na manhã desta quarta-feira. O abraço está previsto para as 10 horas, em frente ao local, que fica no térreo do Hospital Restinga Extremo-Sul.

A medida foi definida em reunião na noite de segunda-feira, após a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS) informar que há tratativas de repassar a administração do local para a Associação Hospitalar Vila Nova.

Segundo o Conselho Municipal de Saúde, o encontro contou com a presença de lideranças comunitárias, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e comunidade. O grupo considera “arbitrária e antidemocrática” a forma como o município tratou o assunto, causando um mal estar na equipe, que chegou a paralisar as atividades na última sexta, dia 24.

Atualmente, a clínica faz parte da rede de atenção primária do município e é de responsabilidade do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF). Inaugurada em 2018, a clínica foi uma parceria entre município, governo do Estado e Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS.