Caxias do Sul registra maior crescimento de habitantes entre os principais municípios do RS

Apesar de o Estado receber poucos imigrantes, essa pode ser uma das explicações para o aumento populacional da cidade serrana

Foto: Reprodução Facebook

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira, as estimativas da população que vive nos 5.570 municípios do País. No Rio Grande do Sul, houve aumento de 6,38% no número de habitantes, a menor taxa do Brasil. O censo completo vai ser divulgado em 2020.

Em contraste com o resultado estadual, que tende a registrar aumento na população mais velha e queda nas taxas de natalidade, Caxias do Sul, uma das dez cidades gaúchas mais populosas, teve crescimento populacional. De acordo com os dados estimados, em 2019 há 510.906 habitantes contra 435.564 pessoas em 2010. O aumento é de 17,29%. A economia local, baseada na indústria, e as migrações de estrangeiros podem explicar o aumento populacional. “O município não está totalmente ocupado, por isso, é viável continuar crescendo. Diferentemente da Capital, Caxias do Sul ainda consegue atender sua demanda e não formou uma mancha com Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa”, ressalta o pesquisador do IBGE, Márcio Minameguchi.

No mesmo período, Porto Alegre teve um crescimento de 5,28%, conforme a estimativa. A população estimada hoje é de 1.483.771 habitantes enquanto o último censo, de 2010, contabilizou 1.409.351 pessoas.

Com a menor taxa de crescimento populacional do país, o Rio Grande do Sul vê o percentual de idosos aumentar, ao mesmo tempo em que cai o número de pessoas que integra o grupo em idade potencialmente ativa, ou seja, entre 15 e 64 anos. Conforme estudos da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), as causas para esse movimento demográfico vão além da baixa natalidade e da maior expectativa de vida.

O Estado pode ser considerado “fechado” para as trocas migratórias, uma vez que registra baixos percentuais de emigrantes e, principalmente, de imigrantes, resultando na menor taxa líquida migratória fora do Nordeste brasileiro. Por outro lado, municípios como Porto Alegre e Caxias do Sul, historicamente, recebem migrantes de dentro do Rio Grande do Sul.

Estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano, uma queda em comparação com o período 2017/2018. Recentemente, o IBGE passou a acrescentar os dados referentes às migrações internacionais somente no estado de Roraima devido à chegada de venezuelanos em busca de oportunidades.