Assembleia Legislativa debate violência contra a mulher em audiência pública

Projeto de lei para tratar do tema em campanhas educacionais foi apresentado

Reunião foi comandada pela deputada Sofia Cavedon, nesta quarta-feira | Foto: Gustavo Chagas/Rádio Guaíba

A violência contra a mulher e o feminicídio foram pauta de uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. O encontro foi promovido pela deputada Sofia Cavedon (PT) como parte das atividades da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. O foco das discussões foi o enfrentamento da violência contra a mulher nas escolas. O debate reuniu educadores, agentes de segurança pública e pesquisadores da área.

A deputada Sofia Cavedon apresentou detalhes de um projeto de lei que estabelece a realização de campanhas de prevenção à violência em escolas da rede estadual. A parlamentar defendeu a necessidade de educar os estudantes sobre o tema e de dar suporte aos professores. “Essa mudança cultural é muito difícil, porque isso é milenar, mas nós temos que começar”, afirmou.

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos é presidida pelo deputado Sérgio Peres (Republicanos). O parlamentar ressaltou que as audiências do grupo têm como objetivo reunir os poderes e órgãos do Estado na busca de resultados efetivos na redução da violência. “Tem que ser um trabalho unificado”, defendeu. “Nós queremos fazer um relatório para, que no final dessas audiências, a gente possa ter um bom proveito”, concluiu.

Atualmente, o projeto de lei que estabelece a promoção de ações de combate à violência contra as mulheres tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.