Clínica da Família na Restinga retoma atendimento nesta segunda-feira

Local foi fechado na sexta devido a um impasse entre os servidores e o município

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

A Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, no bairro Restinga, zona Sul de Porto Alegre, está funcionando normalmente na manhã desta segunda-feira. O local foi fechado na sexta devido a um impasse entre os servidores e o município.

Por volta das 11h, a clínica fechou as portas após reunião entre funcionários e a coordenadoria de saúde primária. No encontro, os profissionais da saúde foram informados de que a administração do local, gerenciado pelo Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), vai passar à Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN).

O secretário-adjunto da Saúde, Natan Katz, reconhece que há tratativas para a assinatura de um aditivo com a AHVN. Segundo ele, o objetivo é ampliar oferta de cirurgias, exames e consultas no local. Katz ressalta, no entanto, que o contrato ainda não está assinado e que a ideia era comunicar os profissionais que há conversas para trocar o comando da clínica.

De acordo com Katz, a transição de administração deve ocorrer no próximo mês. Em até 60 dias, a SMS pretende resolver o assunto e repassar a gestão ao Hospital Vila Nova. A ideia é ampliar serviços de ecografia, exames de imagem, de laboratórios, consultas e cirurgias. “A população pode ficar tranquila, os serviços vão continuar funcionando normalmente. A transição não vai prejudicar o atendimento”, garante.