A prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado assinaram, na manhã desta quinta-feira, um termo de cooperação para uso do Sistema de Consultas Integradas da Secretaria da Segurança Pública. A parceria permite que ambos tenham acesso a banco de dados do sistema estadual e municipal.
Serão compartilhadas informações como alvarás de segurança, IPTU, ocorrências policiais e dados de reconhecimento facial, por exemplo. Para o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, a medida deixará a cidade cada vez mais segura.
”A assinatura do contrato de colaboração de informações toca em um ponto estratégico para combater o crime, que é a integração das polícias. A nossa Guarda Municipal, quando abordar alguém, vai ver se a pessoa tem algum problema com a Justiça, se está foragido, se cometeu um crime. E nós vamos colaborar também com nossos dados. Por exemplo, nos estádios de futebol com reconhecimento facial e ver quem está impedido de entrar. Isso também será usado nos postos de saúde, nos acolhimentos da Fasc aos moradores de rua. Porto Alegre dá um grande passo para ser uma das cidades mais seguras do Brasil”, comenta o titular da Pasta.
O Consultas Integradas é uma aplicação desenvolvida para a internet e mostra informações de Segurança Pública, do Departamento de Trânsito e da Justiça, entre outras. A assinatura do termo foi feita pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. e o vice-governador e o secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.