Em nota, NOVO enfatiza que ministro do Meio Ambiente não representa o partido

"Foi escolhido e responde ao presidente"

Salles será um dos 7 parlamentares do PL que irão compor CPI Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Em meio a queimadas na Amazônia, ao aumento no desmatamento da floresta e às críticas à gestão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o NOVO – que o lançou como deputado federal, em São Paulo, nas últimas eleições – emitiu nota, nesta quinta-feira, dizendo que o titular da Pasta não representa o partido.

“Não foi uma indicação do NOVO. O ministro foi escolhido e responde ao presidente Jair Bolsonaro. Não há qualquer interferência ou participação do partido na gestão do Ministério do Meio Ambiente. O ministro não mantém nenhum contato com o partido quanto aos seus planos, metas e objetivos para a Pasta. Só temos conhecimento das suas ações quando divulgadas publicamente”, cita a nota, compartilhada nas redes sociais da legenda.

Salles é um dos 47.739 filiados ao NOVO e, de acordo com a sigla, “não participa de nenhuma atividade partidária e nem exerce qualquer cargo dentro do partido”.

Em fim de maio, o Diretório Nacional emitiu resolução determinando que filiados que venham a exercer “cargo público relevante em qualquer instância de governo” peçam a suspensão da filiação quando não forem indicados pelo partido. Sem efeito retroativo, a medida não se aplica ao caso de Ricardo Salles.