Jovem invade escola e ataca alunos com machado em Charqueadas

Pelo menos quatro seis estudantes sofreram lesões

Foto: Gerson Galvão / Gazeta Mineira - São Jerônimo / Divulgação / CP

Um jovem invadiu o Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, no bairro Vila Aços Finos Piratini, em Charqueadas, e atacou alunos do local com um machado, na tarde desta quarta-feira. O agressor, em princípio, não é aluno da instituição e também tinha nas mãos uma espécie de coquetel molotov e um galão de gasolina. “Bem aquelas coisas que a gente vê na TV. Foi horrível. Está todo mundo assustado”, afirmou uma funcionária que não quis se identificar. As aulas foram canceladas até segunda ordem. As vítimas feridas – seis estudantes – sofreram ferimentos leves e não correm risco de morrer. A Polícia mantém buscas na região.

Segundo dados da plataforma Qedu, que reúne informações obtidas de fontes oficiais do governo brasileiro, como a Prova Brasil, o Censo Escolar e indicadores especiais do Inep, a escola soma 65 funcionários e atende mais de 520 estudantes de ensino médio, 67 nas séries iniciais (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano) e 93 nas finais (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º).

O governador Eduardo Leite se manifestou no Twitter sobre o ataque: “Estou retornando para Porto Alegre e tomei conhecimento do ocorrido em Charqueadas, no IEE Assis Chateaubriand. Já conversei com o Vice-Governador, @DelegadoRanolfo, que está se deslocando para acompanhar investigações, apoio aos alunos e suas famílias e comunidade escolar”.

Em 28 de novembro de 2018, um adolescente de 17 anos morreu após ser esfaqueado em frente ao instituto De acordo com a polícia, um homem de 20 anos o atingiu no tórax e no abdômen, fugindo em seguida.