Maia e Doria dizem que PSDB e DEM estarão juntos em 2020 e 2022

Presidente da Câmara e governador de São Paulo participaram da apresentação do deputado Alexandre Frota à bancada tucana

Doria
Foto: Edu Garcia/R7

O PSDB e o DEM devem se apoiar mutuamente tanto nas eleições municipais de 2020, como nas gerais de 2022. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), participou nesta terça-feira da apresentação do deputado Alexandre Frota à bancada do PSDB, com o governador de São Paulo, o tucano João Doria, e juntos deram o mesmo recado ao fim da reunião. Ambas as legendas abriram as portas para Frota, expulso do PSL na semana passada, mas ele acabou ingressando no PSDB. “O PSDB e o DEM estarão juntos em 2020 e em 2022”, afirmou Maia, depois da apresentação de Frota. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

“Estamos cada vez mais próximos e mais fortes. E não tenha dúvida, o fim das coligações vai nos levar a necessidade de uma reorganização partidária onde o Brasil voltará a ter três, quatro, cinco partidos fortes e um desses será certamente uma forte possibilidade de termos o DEM e o PSDB como a mesma força e o mesmo partido de representação”, afirmou. Doria reforçou o mesmo entendimento e antecipou que a parceria também vai embasar a campanha à reeleição de Bruno Covas à prefeitura de São Paulo no próximo ano. “Nossa posição é muito clara em relação às eleições municipais na capital de São Paulo, onde estaremos unidos em torno de Bruno Covas”, disse o governador paulista. Sobre Frota, elogiou e deu boas vindas ao deputado.

Maia também teceu elogios ao parlamentar e disse que ele vai “engrandecer bancada do PSDB” com protagonismo em todas as agendas de reforma.

Aécio

Em relação à situação do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), o governador João Doria disse que é direito do ex-candidato à Presidência da República fazer a defesa própria, fora do partido.

Depois do diretório municipal do PSDB, ontem foi a vez de o diretório estadual tucano formalizar um pedido de expulsão de Aécio. Os pedidos serão levados ao Conselho de Ética da sigla. O diretório municipal de São Bernardo do Campo, sob a influência do grupo político do prefeito Orlando Morando, também formulou um pedido de expulsão do mineiro.

Há o temor de que a permanência de Aécio no partido atrapalhe os planos eleitorais de Doria, para a Presidência em 2022, e de Bruno Covas, a prefeito de São Paulo. O presidente do partido, Bruno Araújo, disse que a análise dos pedidos de expulsão vai começar oficialmente amanhã.

Além dos pedidos que vieram de São Paulo, Araújo disse que também recebeu uma representação do Rio Grande do Sul.