MDB da Capital fecha consenso para que Carús presida partido e coordene eleições em 2020

Vereador recebeu apoio de toda a bancada para suceder Antenor Ferrari

Vereador André Carús. Foto: Leonardo Contursi/CMPA

Mirando as eleições de 2020, o MDB fechou questão, nesta segunda-feira, e definiu lançar o nome do vereador André Carús como candidato à presidência do partido em Porto Alegre, pelos próximos dois anos. As eleições para as executivas municipais ocorrem no sábado. Carús recebeu apoio de toda a bancada do MDB na Câmara Municipal. À frente do partido em Porto Alegre, o vereador reforça a estratégia de lançar candidato próprio ao Paço Municipal, nas eleições de 2020.

Em meio ao racha deflagrado no MDB em torno do candidato à Prefeitura no próximo pleito, Carús recebeu apoio, inclusive, de correligionários que correm por fora para tentar disputar o Executivo, como os vereadores Valter Nagelstein e Comandante Nádia. O ofício, também é assinado pelos demais integrantes da bancada – Idenir Chechin, Lourdes Sprenger e Mendes Ribeiro. “Esta indicação se orienta pelo espirito de consenso, entendimento e unidade que permeou a formação e inscrição da chapa para o futuro diretório na última sexta-feira”, descreve o documento.

No entanto, o MDB trabalha para pavimentar a candidatura do deputado estadual Sebastião Melo em Porto Alegre. Melo e Carús defendem bandeiras semelhantes dentro da sigla. O nome do ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer também segue no páreo. Hoje, o MDB da Capital é presidido pelo ex-deputado federal Antenor Ferrari.

Além disso, a definição de André Carús para o comando do MDB afasta a possibilidade de o vice-presidente municipal da legenda, Luiz Fernando Zachia, presidir o partido. Com isso, Zachia deve permanecer à frente da direção administrativa do Ceitec.