Governo lança Geoportal com dados espaciais do RS

Mais de 40% dos municípios gaúchos já foram mapeados por meio de imagens aéreas

Por meio da plataforma será possível acessar uma gama de dados reunidos em um ambiente - Foto: Divulgação / Seplag

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) lançou, nesta quinta-feira, a plataforma denominada “Geoportal RS”, que visa disponibilizar uma série de informações de natureza geoespacial para auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de políticas públicas para diferentes instituições. Através da ferramenta, os interessados poderão acessar imagens aéreas de todo Rio Grande do Sul. O portal pode ser acessado na página de Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede): http://iede.rs.gov.br/.

Inicialmente, o projeto contempla apenas a chamada “Região Funcional 1”, que abrange cerca de 33 mil quilômetros quadrados e concentra 41% da população gaúcha, em 70 cidades, desde a costa da Serra, passando pela região Metropolitana, até a metade Sul. Nos próximos anos, vai ser mapeada toda a região da Serra e o Norte do RS. Os trabalhos de captação de imagens estão a cargo do Exército.

Entre as possibilidades que o portal oferece, estão a disponibilidade da geolocalização da rede de escolas e rodovias e dos principais indicadores em cada área de atuação. Considerado um dos projetos prioritários do governo e financiado com recursos do Banco Mundial, através do Proredes, a Iede-RS segue todas as normas e os padrões estabelecidos para a geração e o compartilhamento de dados geoespaciais, nacional e internacionalmente. Além disso, qualquer prefeitura que tiver dados e imagens pode repassar as informações para concentrar o material em uma única plataforma.

O acesso ao Geoportal RS vai se dar em dois níveis: público em geral e acesso via cadastramento através de convênio para compartilhamento das informações (prefeituras e universidades, por exemplo).