Julgamento de ex-PM acusado de matar boxeador em Osório é transferido para Porto Alegre

Ainda sem data definida, júri popular deve ocorrer ainda em setembro

Tribunal de Justiça direcionou R$ 2 milhões a hospitais via comarcas e R$ 1,3 milhão ao Executivo | Foto: Antônio Sobral/CP Memória
Foto: Antônio Sobral/CP Memória

O julgamento do ex-PM acusado de matar o campeão sul-americano de boxe Tairone Luis Silveira da Silva, de 17 anos, vai ser realizado em Porto Alegre. O crime ocorreu em 11 de março de 2011 em Osório, no litoral Norte. A expectativa é de que o júri popular ocorra ainda no mês de setembro.

Alexandre Camargo Abe, de 38 anos, é acusado atirar contra o esportista quando Tairone passou em frente à residência do ex-policial, após a vítima não atender a um chamado dele. Ainda em abril, Abe chegou a sentar no banco dos réus na comarca de Osório, mas a defesa abandonou o júri ao se declarar ameaçada por familiares e amigos da vítima. À época, a juíza Anna Alice da Rosa Schuh definiu multa de 50 salários mínimos aos defensores.

Após a defesa do réu entrar com pedido de transferência da sessão para a Capital, a 1ª Vara do Júri de Porto Alegre atendeu ao desaforamento sob justificativa de que a “parcialidade dos jurados em Osório pode estar comprometida”. O réu vai responder por homicídio qualificado – por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima.

Caso

A acusação do Ministério Público sustenta que o réu ficou descontente com o fato de amigos da vítima reunirem-se em local próximo à casa dele, no bairro Sulbrasileiro. No dia do fato, por volta do meio-dia, Tairone passou em frente à residência quando Abe o chamou uma, duas vezes. Sem obter resposta, o policial perseguiu vítima, sacou a arma e atirou contra o boxeador.

Em depoimento durante a fase de instrução do processo, o então policial militar admitiu ter dado os dois disparos que atingiram Tairone, mas alegou ter agido em legítima defesa.