Três empresas e dois consórcios seguem na disputa pelas obras do trecho 3 da Orla do Guaíba

Propostas financeiras devem ser apresentadas na tarde de terça-feira

Trecho III da Orla do Guaíba, entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o início do Parque Gigante. Foto: PMPA/PMPA

A revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, encerrou a etapa de análise de recursos e contrarrazões dos concorrentes, nesta quarta-feira. Três empresas e dois consórcios seguem na disputa e devem apresentar os envelopes, com as propostas financeiras de execução do projeto, na tarde de 6 de agosto – terça-feira que vem. Vence a proposta que apresentar o menor valor.

A Comissão Especial de Licitações para Projetos Estruturantes acatou o recurso do consórcio português ACA/RGS, que havia sido desclassificado, e reabilitou o grupo europeu. O consórcio DT-Guaíba teve negado um recurso para desclassificar as empresas Toniolo, Busnello S/A e Sultepa Ltda, que seguem na disputa. Além delas, a Construtora Pelotense permanece habilitada para a próxima fase da concorrência.

“É mais uma etapa vencida. Seguem cinco concorrentes na disputa, e em breve saberemos qual a melhor proposta para a obra do trecho 3 da Orla”, disse o prefeito em exercício, Gustavo Paim.

Saiba mais

A área de intervenção do projeto é de 14,6 hectares ao longo da Orla, entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o Parque Gigante, na avenida Beira-Rio. O projeto, de autoria do arquiteto Jaime Lerner, prevê aproximadamente 200 vagas de estacionamento no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais de 550 árvores, três estruturas de bares idênticas às já em funcionamento no trecho 1, quadras para prática esportiva, vestiários e a maior pista de skate da América Latina certificada pela Confederação Brasileira de Skate e pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Com investimento total estimado em R$ 57 milhões, a Prefeitura vai executar a obra com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Dmae. O restante vai ser pago pelo Tesouro Municipal. O trecho 1 da Orla do Guaíba vem sendo usufruído desde junho de 2018, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

O segundo trecho planejado, entre a chamada Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr do Sol, vai contar com espaços de lazer e deve ser o terceiro a ser executado. É previsto ainda um quarto trecho de revitalização, até o Arroio Cavalhada.