Com baixa do nível dos rios, famílias atingidas pelas chuvas começam a retornar para casa

111 famílias ainda seguem fora de casa; número deve cair até o fim do dia

Com o declínio do nível dos rios, famílias atingidas por alagamentos em função das chuvas no Rio Grande do Sul começam a retornar para casa. Conforme a última atualização por parte da Defesa Civil Estadual, no final da manhã desta quarta-feira, 94 pessoas estão desalojadas e outras 17 estão desabrigadas. Em Dom Pedrito e Alegrete, as famílias afetadas iniciam, hoje, o retorno para suas casas.

Ainda segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, não foram registrados volumes significativos nas bacias gaúchas. Os principais rios do Estado já encontram-se estáveis ou em declínios em todos os pontos monitorados.

Em Santa Cruz do Sul, oito pessoas seguem desalojadas. Já em Estância Velha, 12 pessoas estão em casa de parentes. No município de Cachoeira do Sul, o rio Jacuí segue 3,75 metros acima do nível normal, mas segue baixando. Ao todo, sete pessoas estão fora de casa (cinco desabrigadas e outras duas desalojadas) em função dos alagamentos.

Em Dom Pedrito, 34 pessoas ainda permanecem fora de casa. Entretanto, a Defesa Civil afirma que essas famílias iniciam, ainda nesta quarta-feira, o retorno para suas residências. O mesmo deve acontecer com as 50 pessoas atingidas pelas cheias do Rio Ibirapuitã, no Alegrete.

Com a baixa no nível do Rio Santa Maria, famílias atingidas na cidade de Rosário do Sul já puderam retornar para casa. Um novo boletim da Defesa Civil Estadual com a atualização da situação das chuva será divulgado no final da tarde desta quarta-feira.