Ônibus metropolitanos terão cartão de isenção para idosos a partir de setembro

Previsão é de que o benefício entre em vigor até setembro

Idosos terão um cartão para acesso gratuito em coletivos que fazem linhas metropolitanas, a partir de setembro. O “Melhor Idade”, aprovado nesta quarta-feira pelo Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (CETM), prevê, ainda, a oferta de mais assentos para esse público na parte dianteira do ônibus. Os idosos já possuem isenção, desde que apresentem a carteira de identidade ao cobrador, mas não podem passar a roleta, viajando de pé, caso não haja bancos suficientes entre a porta e a catraca.

A resolução aprovada considera idoso o usuário que comprovadamente tenha 65 anos de idade completos ou mais. O usuário deve fazer o cadastramento na empresa operadora do cartão, munido de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

O Conselho Estadual decidiu que a validade do cartão é de um ano, com revalidação gratuita. A emissão também não gera custo e a segunda via, em caso de perda ou furto, vai custar R$ 18,80. O cartão “Melhor Idade” prevê uso exclusivo em ônibus comuns, com bilhetagem eletrônica. Já o uso indevido bloqueia o cartão, por um período de seis meses a um ano.