Subiu de 260 para 332 o número de pessoas fora de casa em função das chuvas da semana, no Rio Grande do Sul. O boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado no fim da manhã deste sábado, contabiliza oito pessoas em um abrigo público de Santa Cruz do Sul e 324 em casas de amigos e parentes, em três cidades. Trezentos desalojados residem apenas em São Gabriel, que decretou situação de emergência, nessa sexta-feira, em função da enchente do rio Vacacaí. Outros 12 vivem em Alegrete e 12 em Estância Velha.
A Defesa Civil divulgou, também, que de terça a sexta-feira, Teutônia registrou o maior acumulado de chuva, com 204,6mm, seguida de Campo Bom, Camaquã, São Gabriel e Tramandaí. O relatório ainda revela que seis rios seguem em elevação: Ibirapuitã, Ibicuí, Santa Maria, Camaquã, Gravataí e Jacuí.
Em três outras cidades, a situação é de alerta. Em Quaraí, Pedro Osório e Cachoeira do Sul, a alta dos rios Quaraí, Piratini e Jacuí, respectivamente, preocupa comunidades ribeirinhas e exige monitoramento.