Trio morre em confronto com a BM após fazer reféns na zona Leste de Porto Alegre

Dois já haviam morrido, em troca de tiros com a corporação, no domingo passado. Mais cedo, tiroteio entre grupos rivais resultou em três prisões

Três homens morreram após entrarem em confronto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Brigada Militar (BM), na noite desta quinta-feira. Segundo a BM, os três foram mortos quando faziam uma mulher e os dois filhos dela reféns na rua da Represa, Morro da Embratel, zona Leste de Porto Alegre. Os policiais entraram no local para resgatar os reféns, foram recebidos a tiros e revidaram.

Segundo a BM, os suspeitos que morreram haviam participado, horas antes, de um tiroteio ocorrido na rua Claudionor Morais, localizada também no bairro Glória. De acordo com o relato das vítimas – uma mulher e os dois filhos adolescentes – comentou, na frente deles, sobre o confronto. Mais cedo, outros três suspeitos de participar da troca de tiros foram presos pelas guarnições que cercaram o morro.

De acordo com a BM, os três baleados fugiram em direção às antenas e, no caminho, fizeram os reféns. Após o confronto na rua da Represa, eles chegaram a ser encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), mas não resistiram.

O tiroteio entre dois grupos rivais, seguido do confronto com a BM, ocorreu no mesmo local onde dois homens foram mortos, no domingo, após também terem trocado tiros com uma guarnição da BM. As investigações apontaram que Roger Rafael Osório, de 27 anos, e Tiago D’Ávila de Lima, de 30, tinham posições de liderança no tráfico de drogas do bairro.

De acordo com a polícia, Osório, morto no domingo, ocupou o lugar de Leonardo Ramos de Souza, conhecido como Peixe, no comando da venda de entorpecentes na região. Peixe é um dos detentos transferido para Porto Velho, capital de Rondônia, em 2017, pela operação Pulso Firme, e que pode agora retornar ao sistema carcerário gaúcho, por decisão judicial.

A BM estima que, devido à morte dos dois homens mais próximos do líder do tráfico, facções rivais estejam disputando o protagonismo do venda de drogas no morro.

Além das prisões, mais cedo, foram apreendidos dois carros, um modelo BMW X1, abandonado em uma das ruas do bairro, e um HB20 clonado. A Brigada reforçou o policiamento na região devido ao temor de aumento da violência.

*Com informações do repórter Eduardo Amaral