Secretaria orienta que serviços de saúde em Porto Alegre fiquem atentos a suspeitas de sarampo

Segundo Ministério da Saúde, aumentaram os casos da doença em outras regiões do País, especialmente no Sudeste e no Norte

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu, nesta quinta-feira, uma Nota Informativa aos serviços de saúde de Porto Alegre sobre a importância da detecção precoce e notificação de suspeitas de casos de sarampo durante atendimentos de saúde.

Dados mais recentes publicados pelo Ministério da Saúde dão conta de que aumentaram os casos da doença em outras regiões do País, especialmente no Sudeste e no Norte. De 561 casos, 484 foram confirmados em São Paulo, 53 no Pará e 12 no Rio de Janeiro. Outros 12 se registraram em Minas Gerais, Amazonas, Roraima e Santa Catarina.

A orientação é de que a detecção e a notificação sejam feitas o mais rápido possível, independentemente do histórico vacinal do paciente. O histórico de viagem ou contato com caso suspeito deve ser investigado, para que sejam realizadas medidas de controle para evitar a cadeia de transmissão viral.

Suspeita da doença

Uma suspeita de sarampo se caracteriza por pessoa, independentemente de idade e situação vacinal, que apresente febre e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular) acompanhados por um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza e conjuntivite.

O sarampo é uma doença potencialmente grave, transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.