Porto Alegre tem terceira menor prévia da inflação, segundo IBGE

A taxa na Capital fechou em 0,06%, representando aumento em relação a maio, quando houve deflação

inflação
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Região Metropolitana de Porto Alegre apresentou o terceiro menor Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial no País, entre as 11 localidades estudadas pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). De acordo com dados divulgados nesta terça-feira, a taxa na Capital fechou em 0,06%. O valor apresenta aceleração em relação a junho, quando o índice foi negativo, ficando em -0,21%.

A inflação aumentou por conta do transporte intermunicipal, que registrou elevação de 6,66% na região metropolitana a partir de 1º de junho. A elevação de 18,1% no item passagens aéreas também contribui para o índice. Os dados ainda não refletem as recentes altas no valor do litros da gasolina e diesel.

No setor habitação, o reajuste de 7,69% nas tarifas de água e taxa de esgoto de uma das concessionárias, a partir de 1º de julho, também resultou em impacto na aceleração inflacionária.

Em Porto Alegre, a inflação acumulada em 2019 está em 2,38%. De junho para julho, São Paulo e Goiânia apresentaram deflação. Em decorrência da diminuição da projeção da inflação para o ano, o Banco Central estuda baixar a taxa Selic de 6,5% para 5,5% ao ano.