Ministro da Ciência endossa “estranheza” de Bolsonaro a dados do Inpe e convoca diretor para reunião

De acordo com Marcos Pontes, contestação de resultados é elemento normal e saudável do desenvolvimento da Ciência

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, publicou nesta segunda-feira em redes sociais um texto em que endossa os questionamentos do presidente Jair Bolsonaro a dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e solicita ao órgão um relatório “técnico completo contendo os resultados da série histórica [sobre desmatamento] dos últimos 24 meses”.

“Com relação aos dados de desmatamento produzidos pelo Inpe, organização pelo qual tenho grande apreço, entendo e compartilho a estranheza expressa pelo nosso presidente Bolsonaro”, escreve o astronauta. “A contestação de resultados, assim como a análise e discussão de hipóteses, são elementos normais e saudáveis do desenvolvimento da Ciência”, completa.

De acordo com Pontes, o relatório vai ser analisado conjuntamente pelos técnicos da Pasta, do Inpe e do Ministério do Meio Ambiente. A ideia, conforme o texto divulgado na Internet, é a “melhoria continuada do monitoramento e preservação ambiental, assim como o aperfeiçoamento das ferramentas e metodologias empregadas no sistema”.

O ministro também esclarece que discorda do meio e da forma utilizados pelo diretor do Inpe, Ricardo Magnus Osório Galvão, para responder às críticas de Bolsonaro. Para Pontes, ainda que pese o fator emocional, os comentários não correspondem “ao tratamento esperado na relação profissional, especialmente com o Chefe do Executivo do País”.

Por conta disso, Pontes revela ter convidado Galvão para esclarecimentos e orientações. A partir dessa reunião, serão definidos novos passos sobre a questão.

Hoje à tarde, Bolsonaro voltou a criticar o Inpe dizendo que a divulgação de dados ambientais diretamente pelo órgão dificulta negociações comerciais conduzidas pelo governo com o Mercosul e a União Europeia, por exemplo. O presidente ainda ressaltou que o anúncio de dados sobre desmatamento não pode ocorrer sem que ele tenha conhecimento prévio.