Trabalhadores da saúde de Canoas suspendem greve após garantia de pagamentos

Greve foi adiada e começaria amanhã

Foto: Divulgação/Sindisaúde

Trabalhadores da área da saúde de Canoas, na região Metropolitana, decidiram hoje, por unanimidade, suspender a greve da categoria. Os servidores, vinculados ao Contrato 64, que será encerrado no próximo dia 31, decidiram pela suspensão da greve após acordo dos sindicatos com os contratantes. O entendimento teve mediação do TRT-4 e dá garantia dos valores necessários para o pagamento das rescisórias que, conforme os trabalhadores, estariam ameaçadas.

O edital firmado entre a Associação São Miguel e a Associação Beneficente de Canoas (ABC) com a Prefeitura da cidade garante serviços médicos, de enfermagem, administrativos e de limpeza em 27 Unidades Básicas de Saúde, oito farmácias e três UPAs. Como existia o risco de a Associação não honrar com as rescisões, o Executivo intermediou um financiamento. A greve já havia sido adiada e começaria amanhã.

No começo do mês, o departamento Jurídico da Associação São Miguel, responsável pelas contratações, afirmou que legalmente o contrato não pode ser prorrogado e que todos os funcionários seriam desligados. Já a prefeitura reiterou que a suspensão do contrato foi uma determinação da Justiça, após apontamentos de irregularidades em diversos itens do contrato, firmado ainda em 2013.

De acordo com o secretário da Saúde de Canoas, Fernando Ritter, três empresas vão começar a atuar, a partir de 1º de agosto, prestando os mesmos 12 mil atendimentos realizados mensalmente nas unidades de saúde. “Foi um processo demorado de negociação, mas com um sucesso muito grande. Conseguimos comprovar que temos condições de honrar com o empréstimo e o direito dos trabalhadores, sem a descontinuidade do serviço”, assinalou.

Contrato 64

O contrato 64, em vigor até o dia 31, contempla os serviços de recepção e limpeza, e a atuação de agentes de saúde, enfermeiros, técnicos e médicos junto às UPAs Boqueirão, Niterói e do Idoso, às farmácias municipais, ao Centro de Especialidade Médicas e a 27 Unidades Básicas de Saúde de Canoas.

Assinado em 2013, o documento passou por uma revisão técnica, na atual gestão, e acabou prorrogado por mais um ano, prazo máximo permitido em lei.