Aneel baixa tarifas de energia de três distribuidoras do Rio Grande do Sul

Já os clientes da Hidropan terão reajuste

Foto: Divulgação / UPF / CP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje a redução nas tarifas de energia elétrica de três distribuidoras do Rio Grande do Sul. A decisão beneficia clientes do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), das Centrais Elétricas de Carazinho S.A (Eletrocar) e da Muxfeldt Marin & Cia Ltda (Muxenergia). Os novos percentuais vão entrar em vigor na segunda-feira que vem.

Para os consumidores atendidos pelo Demei, a redução média na tarifa é de 9,18%. Para os consumidores residenciais, as tarifas devem cair 9,22%. Consumidores atendidos na alta tensão, como as indústrias, terão redução de 9,18%. Já os atendidos na baixa tensão terão diminuição de 9,19%. A empresa atende 33,2 mil unidades consumidoras no município de Ijuí.

No caso da Eletrocar, a redução vai ter efeito médio de 5,33%. Para os consumidores residenciais, a redução é de 7,15%. Para os da alta tensão, a queda prevista é de 3,69% e, para os de baixa tensão, de 6,01%. A Eletrocar atende 37,7 mil unidades consumidoras nos municípios de Carazinho, Coqueiros do Sul, Chapada, Santo Antônio do Planalto, Colorado e Selbach.

A Aneel aplicou ainda uma redução média de 5,46% para os consumidores da Mux Energia. Para os residenciais, o efeito médio é de 6,41%. Já para os atendidos na baixa tensão, a redução é de 6,24% e, para os da alta tensão, de 4,34%. A empresa atende 11,7 mil unidades consumidoras nos municípios de Tapejara e Ibiaçá.

Variação
De acordo com a a Aneel, ao calcular os valores das tarifas, é considerada a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo também leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos do setor.

Reajuste
Já para os consumidores atendidos pela Hidropan Distribuição de Energia S/A, a agência aprovou reajuste tarifário com aumento médio de 7,25%. A empresa atende 18,6 mil unidades consumidoras localizadas nos municípios de Panambi e Condor.

Para os consumidores residenciais, o efeito médio é de 5,19%. Nas tarifas de alta tensão, o reajuste chega a 10,47%. Na baixa tensão, fica em 5,51%.