PP transfere decisões sobre rumos no governo aguardando reunião entre Paim e Marchezan

Prefeito cumpre agenda no exterior, o que adia encontro com vice para discutir impasse

Vice-prefeito, Gustavo Paim. Foto: Joel Vargas/PMPA

Lideranças do Partido Progressista (PP) estiveram reunidas, nesta segunda-feira, com o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, a fim de discutir o impasse envolvendo a atuação da legenda dentro do governo de Nelson Marchezan Junior (PSDB). Porém, como a esperada agenda entre Marchezan e Paim não ocorreu, na sexta passada, a executiva adiou a possibilidade de debater a questão.

Como o prefeito viajou para os Estados Unidos deixando Gustavo Paim à frente do Executivo, as discussões serão tratadas internamente, no PP, quando Marchezan e o vice-prefeito discutirem o impasse. Com isso, a reunião prevista do diretório municipal para ocorrer amanhã também ficou transferida. O tucano passa a semana fora e um novo encontro segue sem data para ocorrer.

O desentendimento entre tucanos e progressistas, que elegeram prefeito e vice em 2016, teve episódios marcantes desde o ano passado em meio às discussões sobre a revisão da planta do IPTU, em projeto encaminhado pelo prefeito à Câmara de Vereadores.

Desde então, segundo o PP, ocorreram exonerações sistemáticas entre os quadros da legenda, cedidos para cargos na Prefeitura. As demissões foram consideradas uma forma de retaliação. Nas últimas semanas, cartas foram trocadas entre dirigentes do PP e do PSDB, apontando formalmente os descontentamentos e expondo o desgaste na relação, ao ponto que o prefeito passou a sustentar publicamente que o Partido Progressista passou para o lado da oposição.