Novos voos entre Porto Alegre e cidades do interior devem operar até outubro

Ao menos seis rotas devem ser confirmadas nesta sexta-feira

Aeroporto de Rivera, no Uruguai, vai receber voos domésticos com destino a Santana do Livramento | Foto: Divulgação/Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica/República Oriental del Uruguay

Seis rotas aéreas entre Porto Alegre e municípios do interior do Estado serão anunciadas nesta sexta-feira em Santana do Livramento. Os voos vão ligar a Capital às cidades de Bagé, Rio Grande, Santa Rosa, Passo Fundo e São Borja. Livramento, por sua vez, será beneficiada através do aeroporto de Rivera. O terminal da cidade uruguaia tem autorização do país vizinho para receber voos brasileiros como se fossem domésticos.

A medida foi permitida a partir da publicação de dois decretos do Governo do Estado que alteram o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional. O encontro na fronteira é promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa que trata do tema. O presidente do grupo, deputado Frederico Antunes (PP), estima que os voos passem a operar até outubro. A venda de passagens deve acontecer entre agosto e setembro. “A Agência Nacional de Aviação Civil aprovou já a tabela de horários para cada uma dessas cidades”, afirmou Antunes.

As linhas serão operadas pela Gol, em parceria com a TWOFLEX, e pela Azul. Além dessas seis cidades, os municípios de Erechim, Vacaria, Alegrete e Torres manifestaram interesse de contar com rotas regionais.