Comitê se compromete a pagar vigilantes para que não falte segurança na Arena, na noite de hoje

Mais de 700 profissionais contratados para atuar na competição tiveram pagamento de salários, passagem e vale-alimentação atrasado pela empresa Gocil

grêmio
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Porto Alegre

Um grupo ligado ao SindiVigilantes, que trabalha em jogos da Copa América 2019 em Porto Alegre, pode paralisar, na noite de hoje, pelo fato de estar sem receber salário, vale transporte e vale alimentação da empresa Gocil. Cerca de 700 seguranças foram contratados pela para atuar em jogos da competição. O Comitê Organizador Local (COL) se comprometeu a pagar os profissionais para que não falta segurança na noite desta quarta, na Arena.

A secretária dos Assuntos da Mulher do Sindicato, Elisa Mello de Araújo, informou que os profissionais ameaçaram, de início, não atuar no jogo entre Peru e Chile em caso de não pagamento até o meio-dia. Os vigilantes tinham de assumir os postos de trabalho às 14h, o que não ocorreu.

Conforme Elisa, uma reunião entre o COL e a Gocil, no início da tarde, acordou que caso a empresa não realize o pagamento até as 18h, o COL assume os valores para que não falte segurança no evento. Cerca de 200 profissionais já não atuaram na partida anterior, entre Brasil e Paraguai.

O pagamento havia sido acertado após o fim de cada jogo, mas Elisa salienta que isso não vem ocorrendo. Hoje, com a última partida na Arena, o vínculo dos profissionais com a empresa vai ser encerrado. O sindicado teme que os profissionais não recebam o valor atrasado.

A Gocil, que também prestou serviços na Copa do Mundo em 2014, disputada em Porto Alegre no estádio Beira-Rio, até hoje não pagou parte dos seguranças, conforme relato do SindiVigilantes. A reportagem não conseguiu contato com a responsável administrativa pela empresa.