Estabilização de fachada da Casa Azul termina em fim de outubro no Centro de Porto Alegre

Risco desabamento bloqueia trânsito nas imediações desde maio do ano passado

Foto: Luciano Lanes/PMPA

Dois meses após o início das obras, a estabilização da fachada da Casa Azul, localizada na esquina entre as ruas Riachuelo e Marechal Floriano, no Centro Histórico, teve 36% de execução, até o momento. A etapa de instalação dos alicerces terminou na semana passada. Os trabalhos, orçados em R$ 400 mil, devem se encerrar em fim de outubro.

A fase inicial também envolveu a instalação de tapumes e estruturas de segurança, a fim de evitar incidentes, a limpeza e a desobstrução do local. A estrutura metálica que vai servir de base para a estabilização da fachada ainda é fabricada. A estimativa é de que ela comece a ser agregada ao empreendimento no início de julho. A empresa contratada para a obra é a Arquium Construções e Restauro LTDA.

O principal objetivo da prefeitura é que seja retomada o mais rápido possível a circulação de veículos e pedestres nas imediações, que ficou prejudicada devido ao risco de desabamento da fachada desde maio de 2018. “Estamos trabalhando fortemente para que o trânsito seja liberado antes do término dos trabalhos, pelo menos parcialmente, nas ruas interditadas”, salienta o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

O município e os proprietários foram condenados, em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público estadual, a fazerem o restauro do imóvel, que é inventariado e corre risco de desabamento. No final do ano passado, um acordo judicial definiu que as obras de restauro do imóvel serão executadas pelos proprietários, com valores da família bloqueados pela Justiça. Até o momento, o recurso segue bloqueado. A obra de restauro, em si, é orçada em R$ 1,3 milhão. Após a liberação do recurso, a Prefeitura vai buscar o ressarcimento dos valores investidos na estabilização da fachada.