Victor Laus toma posse como presidente do TRF-4

Desembargador assumiu o posto de Thompson Flores

Foto: Guilherme Almeida/CP

O desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus assumiu, nesta quinta-feira, a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Ele sucede Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que passa a integrar a 8ª Turma, responsável pelo julgamento de ações decorrentes da Operação Lava Jato.

Além de Laus, o desembargador Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle assumiu o cargo de vice-presidente e a desembargadora federal Luciane Amaral Corrêa Münch a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região. Os magistrados serão responsáveis pela gestão do tribunal durante o biênio 2019-2021.

A cerimônia, que começou com 38 minutos de atraso, contou com a participação de lideranças políticas, como o presidente em exercício, Hamilton Mourão, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o governador Eduardo Leite, e ocorreu no plenário do TRF-4.

Thompson Flores deu início à solenidade. O desembargador elogiou a trajetória do ministro Moro ao longo de 22 anos na magistratura. Afirmou, ainda, que sai com “sensação do dever cumprido”, salientando os mais de 138 mil processos julgados pelo Tribunal em 2018. “É preciso reformulação das leis penais”, considerou. Em seguida, agradeceu trabalho dos servidores e oficializou a passagem de cargo.

Novo presidente do TRF, Laus citou Joaçaba, cidade de Santa Catarina, onde nasceu, e agradeceu o apoio da família e da equipe que o acompanha. Ressaltou os desafios que vai ter à frente do tribunal e afirmou que o desrespeito à privacidade “corrói a sociedade”.