Jogo entre Brasil e Paraguai deve ter o maior público da Arena na competição

Cidade passa por diversas alterações nas áreas de segurança, trânsito e transporte

Com a bilheteria quase esgotada, a Arena do Grêmio se prepara para receber hoje o jogo entre Brasil e Paraguai, às 21h30. A partida é válida pelas quartas de final da Copa América. A Prefeitura da Capital estima que o confronto registre o maior público da competição no estádio gremista. Até agora, Argentina e Catar contou com 41.390 pessoas.

Seguindo o padrão dos jogos anteriores, a cidade passa por diversas alterações nas áreas de segurança, trânsito e transporte.

Segurança

A Guarda Municipal vai atuar de forma simultânea tanto na Arena do Grêmio quanto no evento Arena N1 no Anfiteatro Pôr do Sol. O efetivo atuará no patrulhamento ostensivo e preventivo na Orla do Guaíba, Largo Glênio Peres e Largo Zumbi dos Palmares. Também vai apoiar os serviços municipais e ações de combate ao comércio ambulante ilegal e irregular durante os eventos.

A região do Anfiteatro já está sendo monitorada. A partir das 14h haverá agentes fixos no local. Se houver necessidade, para segurança do público e do trânsito, a Edvaldo Pereira Paiva, Centro-bairro, será bloqueada entre a Rótula das Cuias e a Ipiranga, conforme avaliação da fiscalização.

Transporte – Linhas especiais de transporte coletivo

– Três horas antes de cada partida, começam a operar as linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais e uma experimental, com saída em diferentes regiões da cidade.
– Linha F08 Futebol Trensurb/Arena: ônibus posicionados na av. Ernesto Neugebauer, ao lado da estação Anchieta do Trensurb. No final da partida, os ônibus estarão posicionados junto à rótula da A.J. Renner. Os usuários que utilizarem o cartão TRI poderão usufruir da integração com o benefício de 10% de desconto em ambas as tarifas.
– Linha F04 – saída do Largo Glênio Peres, com desembarque na rua Adelino Machado de Souza x av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque na av. Borges de Medeiros.
– Linha T2.3 Arena – saída do Terminal Peri Machado, com desembarque na rua Adelino Machado de Souza x av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no Terminal Peri Machado.
– Linha LCA1 – Especial Copa América – Shopping Iguatemi – saída do terminal na rua Antônio Carlos Berta, com desembarque na av. José Pedro Boéssio. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no terminal na rua Antônio Carlos Berta.
– Linha LCA2 – Especial Copa América – Shopping Praia de Belas – saída do terminal na rua Cecília Meireles e com desembarque na av. José Pedro Boéssio. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no terminal na rua Cecília Meireles.

Operação de saída da Arena – uma hora antes do término da partida

– Av. A.J. Renner permanece com sentido duplo, ao final da partida, facilitando retorno de táxis e aplicativos;
– Av. Voluntários da Pátria x rua Adelino Machado de Souza – sentido único da av. Voluntários da Pátria em direção ao Centro até a rua São Jorge.
– Rua Frederico Mentz x rua Graciano Camozzato: conforme avaliação dos agentes, se houver necessidade, será implementado sentido único na rua Frederico Mentz em direção ao Centro até a rua Dona Teodora.

Trensurb

Estação Anchieta permanecerá aberta por uma hora e meia após o final da partida a fim de atender o público na saída do evento. Os trens prestarão serviço conforme a demanda, em ambos os sentidos, até o fechamento da estação. As demais estações do metrô fecharão no horário normal e irão funcionar apenas para o desembarque durante o período de extensão do horário de circulação dos trens.

A empresa recomenda que os usuários adquiram a passagem antecipada de ida e volta para evitar filas e agilizar o retorno. Vale lembrar que os bloqueios (ou catracas) do metrô aceitam os cartões de bilhetagem eletrônica SIM, TRI e TEU.