Polícia prende suspeitos de atacar ônibus na zona Sul de Porto Alegre

Operação cumpriu mandados no condomínio Carandiru, na Princesa Isabel

Dois suspeitos de participar de ataques a ônibus na zona Sul de Porto Alegre foram presos na manhã desta quarta-feira. Junto com eles, a polícia deteve mais seis durante a Operação House Of Pain, realizada no condomínio Carandiru, na avenida Princesa Isabel. Três foram presos por tráfico de drogas, dois por desacato e um por posse de entorpecentes. Além disso, um menor também foi apreendido por desrespeitar os policiais.

Três mandados de prisão temporária foram cumpridos hoje. Um dos alvos está foragido. A polícia ainda realizou busca e apreensão em 24 apartamentos no local. Ao todo, ao longo das investigações, foram 36 mandados.

Segundo o delegado Daniel Mendelski, da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC), os suspeitos atacaram ao menos 12 ônibus nas regiões do Lami e Hípica, na zona Sul, desde janeiro. Um outro homem, considerado líder do grupo, foi preso na última sexta-feira.

Conforme as investigações, um primeiro grupo cometeu cerca de 20 roubos, até o inicio do ano, na Avenida Carlos Barbosa. Após identificação e prisão dos integrantes, o líder conseguiu escapar, se refugiou no condomínio Carandiru e formou uma nova quadrilha focada no ataque ao transporte coletivo.

O bando roubava veículos na Avenida Princesa Isabel, se deslocava até a zona Sul, onde atacava até dois coletivos, inclusive no final das linhas, e na sequência abandonava o carro. Conforme o delegado, os criminosos eram violentos durante a ação e, em alguns casos, pessoas precisaram receber atendimento médico após o assalto.

O grupo utilizava o condomínio como ponto estratégico. No local, eles trocavam de roupa e guardavam os objetos roubados, que em seguida eram trocados ou vendidos.