Um homem de 76 anos morreu vítima de Influenza em Porto Alegre. A morte ocorreu no sábado (22), mas a Secretaria Estadual da Saúde confirmou o caso somente nesta quarta-feira (26). O laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS) foi entregue à Pasta no final da tarde desta terça-feira (25).
O idoso tinha se vacinado contra a gripe, mesmo assim não resistiu ao vírus. O paciente, que ficou internado no Hospital Conceição, tinha quadro de cardiopatia e sofria de diabetes. Os sintomas foram constatados ainda no dia 07 de junho. Com essa morte, chega a nove o total de vítimas da Influenza no Rio Grande do Sul.
A campanha de vacinação terminou no final de maio, mas algumas unidades de Saúde da Capital ainda têm doses da vacina. A Secretaria Municipal centralizou cerca 15 mil doses em 14 postos.
Há uma semana foi confirmada a morte de outro homem por contaminação pelo vírus no Noroeste do Estado. No caso, a vítima, morador de Santo Ângelo, tinha 55 anos e não tinha se vacinado contra a gripe.
Ainda nesse ano, uma menina de 11 meses foi vítima da influenza A. Exames laboratoriais confirmaram infecção por H3N2. A criança não tinha sido vacinada.