Definição sobre inclusão de Estados e municípios na reforma sai hoje, antecipa Maia

Lideranças partidárias exigem retirada das mais de 20 referências a esses entes federativos no relatório

Foto: José Cruz / Agência Brasil / Divulgação

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que hoje é o dia “D” para definir se as mudanças nas regras de aposentadoria vão valer para os Estados e municípios – um dos principais gargalos da discussão da proposta. Lideranças partidárias exigem a retirada das mais de 20 referências a esses entes federativos no relatório apresentado do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) à Comissão Especial que debate a reforma.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, Maia se reuniu mais cedo com governadores e, à tarde, leva uma proposta de acordo aos líderes na Câmara. A avaliação de alguns líderes é que o parlamento assume um desgaste político com as modificações em ônus aos governadores e assembleias legislativas de cada estado. Além disso, a retirada dos governos regionais é, por enquanto, exigência de muitos parlamentares para aprovar a proposta na Comissão Especial.

Após o encontro com os líderes, Maia deve se reunir novamente com governadores para tentar fechar uma alternativa final ao texto. “Sem a reforma de Estados e municípios, em um curto prazo, estaremos com novos problemas, quer dizer, com os mesmos velhos problemas”, disse Maia.

Transição
De acordo com o presidente da Câmara, as regras de transição não devem ser suavizadas, apesar das pressões de entidades ligadas aos servidores. Ele garantiu já ter voto suficiente para aprovar essa parte do relatório apresentado por Moreira. “Para regra de transição, temos mais de 400 votos.” O relatório deve ser votado na Comissão Especial no fim da semana que vem.