Parada de Luta LGBTI prevê três dias de programação na Capital

Atração principal do evento é o show nacional de Valesca Popozuda, no domingo

Foto: Ricardo Giusti / CP

A Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre ganha um formato novo em 2019. Inserido no calendário oficial do município, o evento prevê três dias de programação, de 28 a 30 de junho, com atividades gratuitas como oficinas, cinema, sarau, caminhada, teatro, shows e festas que ocuparão o Centro Municipal de Cultura, casas noturnas, a Orla do Guaíba (Gasômetro) e o Parque Farroupilha (Redenção).

A atração principal é o show nacional de Valesca Popozuda, durante o percurso da Parada, no domingo, entre a Redenção e a Orla. Na sexta, ocorre a Virada Cultural Sylvinha Brasil, em homenagem à drag queen, que faleceu em 2018. No sábado, um júri elege, no Gasômetro, a Corte Municipal da Diversidade.

A Parada de Luta marca a data de 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTI. Para a secretária do Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, o fato de a Prefeitura ser co-produtora da programação demonstra como Porto Alegre se preocupa com a igualdade de direitos. “Nossa secretaria está a trabalho das políticas públicas para a inclusão e o acesso da população LGBTQI+”, garante.

A organização do evento fica a cargo do grupo Desobedeça LGBT, do projeto Conexão Diversidade, da Ufrgs, e da Aliança Nacional LGBTI+. Apresentador da Parada de Luta, Roberto Seitenfus, da comissão de organização, ressalta o tema de 2019, que homenageia os 50 anos da rebelião de Stonewall, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, um levante popular contra a repressão policial que deu origem aos primeiros grupos em defesa da comunidade LGBTI e resultou nas primeiras marchas em defesa da liberdade, dos direitos e da visibilidade dessa camada da população.

Confira a programação completa:

Dia 28 – Sexta-feira – Virada Cultural Sylvinha Brasil
Local: Centro Municipal de Cultura (Avenida Erico Verissimo, 307)
14h – Ato pelo 28 de junho e homenagem aos 50 anos de Stonewall
14h30 – Cine debate sobre o filme “Prayers for Bobby”, com a participação de Simone D’ávila, da Coordenadoria LGBT da Secretaria Municipal da Saúde
14h às 18h – Oficinas
17h – Seminário e roda de conversa sobre “Diversidade: 50 anos de resistência”
20h – Sarau literário, com Atena Beauvoir Roveda
21h – Espetáculo teatral “Rainhas da Noite”, com Gloria Crystal, Lauro Ramalho e Everton Barreto.
22h – Festa comemorativa aos “50 anos de Stonewall”

Dia 29 – Sábado – Virada Cultural Sylvinha Brasil
Local: Gasômetro – Palco
10h às 21h – Bandas e Show das Drags
16h – Escolha da Corte Diversidade Porto Alegre
21h às 22h – DJs

Dia 30 – Domingo – Parada de Luta LGBTQI+
Local: Parque Farroupilha (Redenção)
10h às 15h – Concentração da Parada com DJs na Redenção – apresentação de Roberto Seitenfus, Gloria Crystal e da convidada Angel Lisboa.
15h – Caminhada de Luta LGBTI+ em direção à Orla do Guaíba com trios elétricos e show de Valesca Popozuda durante o trajeto
Local: Orla do Guaíba – Gasômetro – Palco
18h às 22h – Shows de Drags e apresentações artísticas