Assembleia vai conceder Medalha do Mérito Farroupilha a Juremir Machado da Silva

Colunista do Correio do Povo e apresentador da Rádio Guaíba, jornalista e escritor vai ser agraciado com a maior distinção do Parlamento do RS

Jornalista lançou livro que trata do conteúdo das primeiras edições do impresso, em outubro de 1895 | Foto: Alina Souza

A Assembleia Legislativa vai conceder ao escritor e jornalista Juremir Machado da Silva a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha. Colunista do jornal Correio do Povo e apresentador do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Juremir vai ser agraciado com a maior distinção do Parlamento gaúcho. A entrega da honraria foi avalizada, nesta terça-feira, pela Mesa Diretora da Assembleia. A iniciativa de concessão do título partiu do deputado estadual Jeferson Fernandes (PT).

Conforme o parlamentar, Juremir Machado da Silva ganha destaque em diferentes atividades ao longo da carreira, entre elas o trabalho jornalístico exercido no grupo Record e a vasta obra literária. “O deputado que propõe vê o seu pedido analisado pelo conjunto da Mesa da Casa e depois de aprovado torna-se uma homenagem de todo o Parlamento. Foi justamente isso que aconteceu ao indicarmos o Juremir Machado da Silva. Todos aprovaram. Estou no terceiro mandato e é a primeira vez que indico alguém para Medalha Farroupilha”.

O homenageado, além de tradutor de livros de autores como Claude Simon, Gilles Lipovestsky, Jean Baudrillard, é autor de obras como Anjos da Perdição (1996), A Miséria do Jornalismo Brasileiro (2000), Getúlio (2004), Raízes do Conservadorismo Brasileiro (2017), entre cerca de 40 volumes.

Natural da região de Palomas, distrito da cidade gaúcha de Santana do Livramento, Juremir também é formado em História e Jornalismo pela PUCRS e doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, em Paris. Na capital francesa, cursou pós-doutorado orientado por Edgar Morin, Jean Baudrillard e Michel Maffesoli. Atualmente, é professor do curso de Jornalismo da PUC e responsável pela coordenação do Caderno de Sábado do Correio do Povo.

Na Assembleia, cada um dos 55 deputados pode propor uma medalha por mandato. Já os presidentes da Casa podem entregar cinco honrarias durante o exercício do cargo. Ao todo, 75 pessoas podem ser condecoradas durante os quatro anos da legislatura. Lançada em 1995, a Medalha do Mérito Farroupilha foi criada com objetivo de “homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento” da Assembleia Legislativa.

Juremir também é cidadão de Porto Alegre

Em 2008, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Juremir o título honorífico de cidadão de Porto Alegre. Na ocasião, o proponente da homenagem foi o vereador Claudio Sebenelo (PSDB), que também considerou a trajetória profissional de Juremir de extrema importância para a cidade.