Desembargador que vai julgar Lula recebe amanhã título de Cidadão Emérito de Porto Alegre

Presidente do TRF4, Thompson Flores deixa o cargo na quinta e passa a compor 8ª Turma. Homenagem partiu de Mõnica Leal (PP)

Thompson Flores.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara Municipal de Porto Alegre entrega, nesta terça-feira, o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, atual presidente do Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4). A sessão ocorre no Plenário Otávio Rocha, a partir das 17h, na sede do Legislativo. A iniciativa de concessão do título, aprovada em plenário em 27 de maio, partiu da vereadora Mônica Leal (PP), presidente do Parlamento. O título de Cidadão Emérito é conferido a pessoas nascidas na capital que, com o trabalho, tenham contribuído para o desenvolvimento da sociedade.

A partir de quinta-feira, Thompson Flores deixa a presidência do TRF4 para integrar a 8ª Turma, especializada em matéria criminal. Ele assume a vaga do desembargador Victor Laus, que deixa o colegiado para presidir o Tribunal a partir de 27 de junho. As trocas vão impactar em julgamentos da Operação Lava Jato, em segunda instância.

Thompson Flores se torna, com isso, um dos três desembargadores que vai julgar o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referente à condenação no processo do sítio de Atibaia (SP). Em primeira instância, a juíza federal substituta Gabriela Hardt sentenciou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em fevereiro.

O processo do sítio chegou à 8ª Turma em 15 de maio. A expectativa é de que apelação seja examinada em maio de 2020. Também fazem parte do colegiado os desembargadores João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen.

No ano passado, Thompson Flores deu a palavra final sobre a prisão de Lula no processo do triplex, em julho, após mais de nove horas de impasse em torno de um habeas corpus em favor do petista.