Carmen Lúcia adia para o segundo semestre julgamento sobre suspeição de Moro

Defesa do ex-presidente pede prioridade na tramitação do processo. HC tinha previsão de ser votado amanhã

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia confirmou, na tarde desta segunda-feira, o adiamento do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pede a suspeição do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, que o condenou no processo referente ao triplex do Guarujá (SP).

A defesa de Lula havia pedido prioridade na tramitação do processo, alegando que o ex-presidente está preso há mais de 400 dias. Presidente da 2ª Turma do STF, Carmen Lúcia adiou a análise do HC para o segundo semestre, porém sem data definida. A votação do recurso era prevista para esta terça, como a 12ª pauta da lista. O Supremo ainda não informou a justificativa da ministra.

Lula é condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena em segunda instância, de 12 anos e um mês, acabou reduzida por decisão da Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), em abril.

Placar é de 2 x 0 contra ex-presidente

O HC, que tramita desde 2018, pede que seja declarada a suspeição de Sergio Moro no julgamento do caso do triplex. O processo começou a ser julgado em dezembro do ano passado pela 2ª Turma, quando o relator ministro Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia votaram contra o pedido de suspeição. Um pedido de vista de Gilmar Mendes adiou o julgamento. Além dele, também devem votar os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.