Brasil goleia o Peru e jogará as quartas de final em Porto Alegre

Com Everton como titular e fazendo gol, Seleção teve grande grande atuação e aplicou 5 a 0 em São Paulo

Brasil venceu com boa atuação do tricolor Everton Cebolinha | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A melhor apresentação da Seleção Brasileira na Copa América garantiu a classificação em primeiro lugar do Grupo A e definiu o jogo da equipe de Tite nas quartas de final na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Além disso, o placar de 5 a 0 sobre o Peru na tarde deste sábado, na Arena Corinthians, marcou a estreia de Everton, do Grêmio, como titular do time canarinho. E ele não deixou por menos: marcou o terceiro gol da vitória. Os outros quatro foram marcados por Casemiro, Roberto Firmino, Daniel Alves e Willian.

Agora, o Brasil aguarda a definição do seu adversário, que sairá de um dos melhores terceiros colocados dos demais grupos. Para isso, terá que aguardar o final da primeira fase, que ocorre apenas na segunda-feira. O jogo na Capital gaúcha será na próxima quinta, às 21h30min. O técnico Tite só tem uma certeza: não poderá contar com volante Casemiro, que levou o segundo cartão amarelo e está suspenso. Fernandinho deve ser o substituto.

O jogo
O Peru tentou marcar no campo do Brasil durante os primeiros minutos e até levou perigo. Aos três, Cueva conseguiu um bom cruzamento na área, Farfan saltou para tentar empurrar para as redes e por pouco não conseguiu alcançar. Ainda sem encaixar bem a armação, a Seleção Brasileira arrancou na frente, entretanto, com a bola parada. Aos 11 minutos, Coutinho cobrou escanteio no primeiro pau. Firmino desviou e Casemiro mandou de cabeça para o gol. A bola rebateu na zaga, mas o próprio Casemiro foi atrás do rebote e marcou o 1 a 0 com novo cabeceio.

O gol embalou os brasileiros e desmontou todo o plano de jogo dos peruanos. Ficou pior ainda para os visitantes com a falha do goleiro Galleze. Aos 18, ele tentou lançar uma bola no meio e carimbou Firmino. A bola bateu no travessão e quase entrou. O centroavante levou a melhor no rebote e tocou na saída do atrapalhado goleiro para anotar 2 a 0.

Everton brilha no 3 a 0
Paolo Guerrero só foi aparecer aos 26 minutos, numa cobrança de falta. O centroavante colorado bateu forte e a bola passou triscando o poste esquerdo. Pouco depois, foi um gremista que brilhou, porém. Aos 31, Everton recebeu na esquerda, cortou para dentro, tirando dois marcadores e chutou de longe. Saiu um míssil rasteiro, rente ao poste esquerdo. O goleirão se esticou e não achou nada. Estava decretada goleada por 3 a 0.

O goleiro Alisson só foi trabalhar aos 42 minutos. Coutinho tentou ajeitar de peito e perdeu. Trauco foi acionado na área e chutou cruzado, com perigo. O goleirão voou certeiro para despachar em escanteio, mantendo o placar antes do intervalo.

Veio o segundo tempo e Guerrero fez sua segunda e última conclusão da partida. Aos cinco minutos, Cueva cobrou escanteio no segundo pau e Trauco desviou. Guerrero aparou de voleio, num belo movimento, mas chutou em cima de Alisson.

5 a 0 ao natural
Na resposta do Brasil, Daniel Alves tabelou com Coutinho, com Arthur e invadiu a área feito um trem. O goleiro ainda tentou fechar o ângulo e o lateral mandou uma bomba que estufou as redes no 4 a 0.

O Peru tirou Guerrero e botou Gonzalez, trocou Cueva por Ballón e seguiu dominado pelo Brasil. Aos 17, Everton quase mandou um golaço da quina da área. Ele recebeu de Arthur e chutou com muito efeito. A bola passou perto do ângulo direito.

Cabia mais e William entrou no lugar de Coutinho para confirmar isso. Aos 44 minutos, o atacante recebeu na esquerda, abriu espaço e chutou forte. A bola saiu em diagonal, com muito efeito, e entrou no ângulo direito, sem chances para o goleiro. A Seleção não aliviou e, já nos acréscimos teve a chance de marcar o sexto, em pênalti sofrido por Gabriel Jesus. Ele mesmo foi para a batida, mandou no canto esquerdo, mas parou em bela defesa de Gallese. Cinco a zero ficou de bom tamanho para embalar os comandados de Tite rumo às quartas de final. Agora, é na Arena do Grêmio.