A linha de lotação 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular em Porto Alegre nesta sexta-feira. A partir de segunda, a linha 30.3 Santana passará a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a alteração busca uma maior demanda para a linha.
Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário. Também haverá uma mudança na linha 20.1 Medianeira, que terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao lado do Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área.
Rogério Lago, gerente-executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL) destacou que a linha Chácara das Pedras circulava com apenas cinco veículos, sendo que já houve 14 carros operando, antes da procura diminuir. Atualmente, a média era de 35 passageiros por veículo no dia. Desse modo, a permanência da linha não era sustentável, pois não pagava nem mesmo o combustível.
Lago destaca, ainda, que o número ideal de passageiros varia conforme o custo de cada linha. Mas, para que exista um equilíbrio, é necessário transportar 150 passageiros por dia em cada carro.
Embora outros itinerários também apresentem baixa demanda, a ATL não acredita na extinção de outra linha, ao menos por enquanto. O gerente-executivo aponta que o uso de transporte por aplicativo contribuiu para a baixa procura das linhas curtas, como a Chácara das Pedras. Ele também acredita que a crise do país e o desemprego sejam fatores determinantes.