Ar seco e frio derruba temperaturas e São José dos Ausentes registra -0,9ºC

Clima congelante também foi sentido em Pinheiro Machado, onde a mínima foi de -0,2ºC

Frio deu as caras no Rio Grande do Sul e derrubou as temperaturas | Foto: Alina Souza / CP Memória

Algumas horas antes do começo do inverno, o Rio Grande do Sul registrou nesta sexta-feira as primeiras mínimas negativas de 2019. O ar seco e frio, responsável por manter o tempo bom no Estado, colaborou para a derrubada das temperaturas. Segundo a MetSul Meteorologia, em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram -0,9ºC no começo da manhã. O clima congelante também se fez presente em Pinheiro Machado, onde a mínima foi de -0,2ºC.

A menor temperatura no Vale do Paranhana chegou a 7ºC, enquanto no Vale do Sinos ficou em 6ºC. Em Porto Alegre, quem saiu para as ruas nas primeiras horas da manhã encarou uma temperatura de 9ºC.

Apesar do início do inverno, agendado para as 12h54min, o frio sentido no começo do dia perderá intensidade ao longo do dia. À tarde, o aquecimento será maior e os termômetros devem marcar máximas acima dos 20ºC. Na Capital, por exemplo, a maior temperatura ficará em torno dos 22ºC.

Conforme a MetSul Meteorologia, o final de semana será de tempo bom e terá temperaturas mais elevadas. O afastamento do ar frio para alto mar irá proporcionar um aquecimento em diversas regiões do Rio Grande do Sul. As mínimas ficarão acima dos 10ºC e as máximas serão superiores a 25ºC, como em Porto Alegre, onde os termômetros devem marcar 27ºC.