Porto Alegre deve receber 25 mil uruguaios para jogo na Arena do Grêmio

Uruguai e Japão entram em campo às 20h por partida válida pela Copa América

Uruguai treinou no CT Luiz Carvalho nesta manhã | Foto: Uruguai / Divulgação / CP

Porto Alegre deve receber ao menos 25 mil uruguaios para a partida contra o Japão que acontece às 20h desta quinta-feira, na Arena do Grêmio, válida pela Copa América. A estimava é do consulado do país na Capital, que salienta que o número não é apenas de turistas, mas também de uruguaios que residem na cidade.

Somente por terra, cerca de seis mil torcedores já passaram pelo controle migratório da Polícia Federal nas cidades de Chuí, Jaguarão, Aceguá e Santana do Livramento. A localidade com maior fluxo de entrada de uruguaios nesse período foi Chuí, com mais de 2,3 mil atendimentos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que nesta madrugada houve um aumento considerável no fluxo de veículos estrangeiros nas estradas. Mais de 1,6 mil turistas ingressaram no Rio Grande do Sul de carro.

As vagas nos hostels de Porto Alegre já esgotaram em razão do jogo. Já a rede hoteleira sinaliza média de 90% de ocupação, conforme o Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre (SHPOA).

Acampamento para torcedores

O Parque da Harmonia recebe viajantes que vão se acomodar em tendas ou barracas e estacionar trailers e motor-homes. Os interessados devem se dirigir à administração do Parque da Harmonia para cadastramento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3286.4004.

Serviço

Ainda há ingressos para a partida dessa quinta. Os tíquetes mais baratos já estão esgotados. Os valores oscilam entre R$ 125 e R$ 350.

Transporte

Serão quatro linhas especiais com saída em diferentes locais da cidade em direção ao estádio: Largo Glênio Peres, Terminal Peri Machado (rua Peri Machado), Shopping Iguatemi (rua Antônio Carlos Berta) e Shopping Praia de Belas (rua Cecília Meirelles).

Uma hora antes do término dos jogos, a EPTC vai implementar sentido único na avenida AJ Renner, na direção bairro-Centro, até a avenida Amynthas Jacques de Moraes.

A Trensurb realizará um esquema especial para atender os torcedores. O efetivo será reforçado e os trens reservas serão utilizados, caso necessário. Os trens prestarão serviço conforme a demanda, em ambos os sentidos, até o fechamento da estação.

Trânsito

Sete horas antes de cada partida as equipes começam a ser distribuídas em pontos estratégicos para o monitoramento e orientação do trânsito, transporte coletivo e pedestres. Neste momento começam os isolamentos para impedir o estacionamento de veículos nas seguintes vias:

– Rua Gilberto Lehnen: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. Pe Leopoldo Brentano e rua Airton Ferreira da Silva;

– Avenida José Pedro Boéssio: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. A J Renner e Rua Palmira Gobbi;

– Rua Palmira Gobbi: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. José Pedro Boéssio e Rua Clóvis Paim Grivot;

Quatro horas antes de cada partida

– É fechado o acesso da BR 448, sentido interior-capital, em direção à Padre Leopoldo Brentano e Gilberto Lehnen.

– Pe Leopoldo Brentano x Av. A J Renner – bloqueado o acesso de veículos à Av. Pe Leopoldo Brentano.

– Av. A J Renner x R Dona Teodora – Implementado sentido único na Av A J Renner até a Rua Padre Blasio Vogel em direção à Arena

– Av Voluntários da Pátria x R Adelino Machado de Souza – Neste ponto haverá um filtro para que sigam em direção à Arena apenas veículos credenciados. Veículos não credenciados e transporte coletivo farão o desembarque dos passageiros na Rua Adelino Machado de Souza e retornarão em direção ao centro pela Rua Frederico Mentz.

– Av. Voluntários da Pátria x R. Graciano Camozzato – Neste ponto haverá um novo filtro do COL, BM e EPTC afim de que apenas passem veículos credenciados e pedestres.

– R. Frederico Mentz x R. Graciano Camozzato – bloqueio para permitir apenas a passagem de pedestres em direção à Arena e direcionar os demais veículos pela Rua Frederico Mentz em direção ao Centro, esta operação irá até o final da operação de saída da Arena.

– R. Frederico Mentz x R. Adelino Machado de Souza – Neste ponto todo o trânsito de veículos oriundos da Avenida Voluntários da Pátria x Adelino Machado de Souza será direcionado para Rua Frederico Mentz em direção ao Centro, se necessário for será realizado um sentido único até a Rua Dona Teodora.

– R. Frederico Mentz x Dona Teodora – Se necessário for será feito o bloqueio da R. Frederico Mentz para execução do sentido único em direção ao centro. Este ponto será mantido somente durante a operação de entrada e saída da Arena.

Três horas antes de cada partida

– Linhas especiais de transporte coletivo – Começam a operar as linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais, com saída em diferentes regiões da cidade.

– Linha F04 – saída do Largo Glênio Peres, com desembarque na Rua Adelino Machado de Souza x Av. Voluntários da Pátria. No retorno a linha parte da Av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque na Av. Borges de Medeiros.

– Linha T2.3 Arena – saída do Terminal Peri Machado, com desembarque na Rua Adelino Machado de Souza x Av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da Av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no Terminal Peri Machado.

– Linha LCA1 – Especial Copa América – Shopping Iguatemi – saída do Terminal na Rua Antônio Carlos Berta, com desembarque na Av. José Pedro Boéssio. No retorno a linha parte da Av. José Pedro Boéssio, com desembarque no Terminal na Rua Antônio Carlos Berta.

– Linha LCA2 – Especial Copa América – Shopping Praia de Belas – saída do Terminal na Rua Cecília Meireles e com desembarque na Av. José Pedro Boéssio. No retorno a linha parte da Av. José Pedro Boéssio, com desembarque no Terminal na Rua Cecília Meireles.