Servidores da saúde da Capital dão prazo de 10 dias para que IMESF apresente proposta de reajuste salarial

Categoria decidiu aguardar o prazo em estado de greve

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira, os servidores da saúde vinculados ao Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF) optaram por ficar em estado de greve. Segundo o Sindisaúde/RS, a categoria vai aguardar o prazo de 10 dias para que a gestão o IMESF apresente uma proposta relativa ao aumento salarial de 2019. Uma nova assembleia deve ser realizada após o dia 28, mas sem data definida.

O sindicato destaca que as pendências relativas aos anos de 2016 e 2017 serão resolvidas na Justiça, com dissídio coletivo. O Secretário Geral do Sindisaúde/RS, Júlio Jesien, destacou que uma nova reunião no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), dia 28, deve definir os rumos de uma possível paralisação.

De acordo com o sindicato, os servidores estão há quatro anos sem reajuste salarial e a atuação dos profissionais não é reconhecida pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. Atualmente, o IMESF possui cerca de 1.800 trabalhadores entre agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Eles atuam diretamente nas unidades de estratégia de saúde da família (ESF).